Em entrevista ao programa Bom Dia Cidade, da Rádio CDN, a secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, conta que a equipe busca estratégias que possibilitem um maior acesso da população ao imunizante mesmo após o término da Campanha Nacional de Multivacinação. No dia 5 de outubro, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, deve disponibilizar doses contra a pólio em 30 escolas do município. Além disso, as ações serão intensificadas no decorrer do mês das crianças, em espaços estratégicos e nas localidades em que o acesso às unidade de saúde é limitado.
Ana Paula conta que a cobertura vacinal vem diminuindo gradativamente, e em Santa Maria, de 13.273 doses contra a polio, apenas 5.712 foram aplicadas, menos de 40% do público previsto. Desde 2017, a campanha não atinge o índice de 95% de cobertura, o que preocupa especialistas para o risco de retorno da doença.
– A gente teve a erradicação há 30 anos atrás, então a possibilidade de surtos quando tu não tem uma cobertura vacinal minimamente satisfatória é muito maior. Para além dessas ações pontuais, as unidades de saúde tem essa vacina, quando tem sala de vacina aberta, a população pode acessar nossos serviços, é um apelo para que tenha sensibilidade por parte dos pais e cuidadores – explica a secretária.
Leia também
Confira a agenda de vacinação para a última semana de setembro em Santa MariaEm novo endereço, ambulatório Transcender dá início aos atendimentos na Policlínica de Saúde MentalANS determina que planos cubram teste para varíola dos macacos
A transmissão da poliomielite pode ocorrer por meio de gotículas ao tossir, espirrar ou falar, assim como na ingestão de alimentos ou água contaminados com fezes de pessoas infectadas. Em mais de 90% dos casos, a infecção não é visível e o período de incubação pode levar de sete a até 30 dias.
– Nós, enquanto poder público, temos a responsabilidade de ofertar, e a gente está tentando fazer da melhor forma possível, com horários e espaços diferentes, levando acesso para as pessoas que possam ter dificuldade até o serviço de saúde. Mas a gente implora que o pessoal tenha esse cuidado. Se tem dúvida, pegue a carteirinha de vacina da criança e vá até o serviço de saúde – reforça.
Vacinação contra a poliomielite
Público-alvo: crianças de 1 a 4 anos completos
Quinta-feira (29), das 14h às 16h30min:
Associação Rosas de Março (Portelinha, Lorenzi)Loteamento Cipriano da Rocha (Salão Comunitário)
Sexta-feira (30), das 14h às 16h30min
Campo do Paissandu, no Bairro Passo D’Areia
Dia 8 de outubro, das 14h às 17h
Sede Campeira do CTG Sentinela da Querência, Bairro Camobi
Dia 5 de outubro
Escolas Municipais de Educação Infantil (conforme organização de cada escola)
Dia 12 de outubro, das 14h às 17h
Associação Comunitária Tancredo NevesVila Jardim (Beco do Beijo)Área Verde do Alto da Boa Vista
!function(e,i,n,s){var t="InfogramEmbeds",d=e.getElementsByTagName("script")[0];if(window[t]&&window[t].initialized)window[t].process&&window[t].process();else if(!e.getElementById(n)){var o=e.createElement("script");o.async=1,o.id=n,o.src="https://e.infogram.com/js/dist/embed-loader-min.js",d.parentNode.insertBefore(o,d)}}(document,0,"infogram-async");Cobertura vacinal contra a poliomieliteInfogram
Leia todas as notícias